REI-HO - A saudação no Judô
TACHI-REI
A primeira coisa que se aprende no judô são as saudações (Ritsu-rei e Za-rei), pois é através delas que se demonstra o respeito ao seu local de treino e aos seus companheiros de treino, esta demonstração de cortesia e respeito mútuos são feitas nas seguintes circunstanciais: antes de penetrar no tatame e ao sair do mesmo, diante do seu mestre ou kandji (assistente) , antes de iniciar o treinamento e também no final do mesmo, antes e depois de cada randori.
Todas as saudações devem ser feitas com convicção e respeito, pois se do contrário as mesmas não tem sentido. Judo "Rei ni hajimari, rei ni owaru" (começando e terminando com um laço de respeito), e o próprio "Reiho" (etiqueta) é a primeira lição que os recém-chegados recebem. Rei-ho é uma expressão de respeito pela outra pessoa.
A cor branca da faixa de um novato reflete a pureza do principiante de coração em termos de respeito para o adversário.
O iniciante aprende esta Reiho (etiqueta), a fim de participar de competição amigável, sem arrogância.
Em Judo, há uma "Ritsu-rei" (Standing arco) e uma "Za-rei" (arco sentado), e estes são sempre realizadas no início e no final de Judo "Kata" (Form) prática, concursos e Randori (luta livre).
ZA-REI
O judo começa e termina com a saudação e no judo é ela que o diferencia de outros esportes, ela é um sinal de respeito, e humildade, deve ser feita sempre corretamente, em todos os seus detalhes. Existem dois tipos de saudação, o simples e o cerimonioso.
TACHI-REI: saudação em pé: Kei-Rei: simples, inclina-se o tronco aproximadamente 30º e Hai-Rei: elevado, inclina-se o tronco quase a altura do joelho.
ZA-REI: saudação ajoelhada: Kei-Rei: simples, olhando p/ o adversário e Hai-Rei: elevado, inclina-se o tronco quase encostando a testa no chão.
Nos treinos diários são utilizadas as seguintes saudações: OTAGAI NO REI: saudação mútua;
SHOMEN NI REI: saudação para o lado principal (JOSEKI);
SENSEI NI REI: saudação para o sensei;
NYUJÔ NO REI: cumprimento ao entrar no dojô;
TAIJÔ NO REI: cumprimento ao sair do dojô;
GOMEN KUDASSAI: com licença;
SUMI MASSEN OU SHIKKEI: perdão desculpe-me.
REIHO – Etiqueta do cumprimento
A inclinação é de aproximadamente 30º; os calcanhares ficam unidos e os pés separados por um ângulo de 60º; toda aparte superior do corpo move-se, não só a cabeça, olhar para frente e manter a boca fechada; a partir do lado do corpo, as mãos deslizam para frente em cima dos joelhos, a distância entre as mãos e a parte superior dos joelhos é de aproximadamente a distancia de um punho fechado.
ZAREI - Como saudar estando em seiza Não levante as nádegas ao curvar-se, os cotovelos não são projetados para o lado de fora e os dedões dos pés ficam um sobre o outro; toda a parte superior do corpo move-se, não só a cabeça, olhar para frente e manter a boca fechada; a distancia entre cabeça e as mãos que estão no tatame e de aproximadamente três punhos fechados; as mãos apontam para frente, levemente afastadas, os joelhos estão separados aproximadamente por uma distancia de, pois punhos fechados; diz-se que as mãos são colocadas sobre o tatame formando a figura do numero oito em japonês.