Exame de Graduação

 Judô Comunitário Vilar Carioca 

   Rua Cem s/nº, Vilar Carioca - Inhoaíba - CEP 23057-148

Troca de Faixa Judô

Agremiação

Faixa

Graduação

Idade

Ano

JCVC

Cinza

10ºKyu

05

2014

JCVC

Cinza ponta Azul

9ºKyu

06

2015

JCVC

Azul

8ºKyu

07

2016

JCVC

Azul ponta Amarela

7ºKyu

08

2017

JCVC

Amarela

6ºKyu

09

2018

JCVC

Amarela ponta Laranja

5ºKyu

10

2019

JCVC

 Laranja

4ºKyu

11

2021

JCVC

Verde

3ºKyu

13

2022

JCVC

Roxa

2ºKyu

14

2023

JCVC

Marrom

1ºKyu

15

2024

FJERJ

Preta

1ºDan

17

??

FJERJ

Preta

2ºDan

??

??

FJERJ

Preta

3ºDan

??

??

FJERJ

Preta

4ºDan

??

??

FJERJ

Preta

5ºDan

??

??

FJERJ

Vermelha / Branca

6ºDan

??

??

FJERJ

Vermelha / Branca

7ºDan

??

??

FJERJ

Vermelha / Branca

8ºDan

??

??

FJERJ

Vermelha

9ºDan

??

??

FJERJ

Vermelha

10ºDan

??

??

DO BRANCO AO VERMELHO, CORES DAS FAIXAS MOSTRAM A EVOLUÇÃO DOS PRATICANTES DE JUDÔ

Cada uma delas reúne as características que o judoca deve demonstrar 

     Um dos momentos mais felizes para um judoca é quando ele consegue subir mais um degrau na modalidade, conquista que é simbolizada com uma nova faixa. Da branca utilizada pelos novatos à vermelha ostentada pelos grandes mestres, as faixas traduzem a essência dessa arte marcial criada no Japão, em 1882, pelo professor Jigoro Kano. Não importa qual a posição socioeconômica, gênero ou idade do praticante, dentro do tatame é a cor que ele traz na cintura que simboliza seu grau de evolução.

     A faixa simboliza o ciclo de aprendizagem e evolução de um praticante de judô. Para cada graduação, é exigido um determinado tempo de carência e conhecimento técnico e teórico. Gustavo é Faixa Roxa, é exemplo do longo caminho que tem que ser percorrido para se alcançar as graduações mais elevadas. Desde os 4 anos no judô, quando iniciou no JCVC - Judô Comunitário Vilar Carioca com o Sensei Bruno Ferreira, o Gustavo tem vários medalhas em seu currículo que adquiriu nos Campeonatos ao longo de sua trajetória no judô. 

       As faixas servem justamente para motivá-lo nessa caminhada. As graduações são divididas em Dangai (que vai da faixa branca até a marrom, passando pela cinza, azul, amarela, laranja, verde e roxa), Yudansha (preta) e Kodansha (alta graduação). São cinco graduações de faixa preta, do 1º ao 5º dan (grau). Quando alcança o 6º dan, o judoca ganha o direito de usar a faixa coral, que é listrada de vermelho e branco e o acompanhará até o 8º dan. Os mestres de 9º e 10º dan usam a faixa vermelha.

     Para cada graduação, o judoca precisa aumentar a quantidade de técnicas e aperfeiçoar aquelas aprendidas no estágio anterior. Por exemplo, da faixa branca para a cinza, os golpes são menos refinados, mas a partir da próxima devem estar mais estruturados. Em algumas faixa dá-se ponta como intermediária para motivar crianças que entram no judô muito cedo e ainda não podem passar da branca à cinza. Para se tornar faixa preta, o candidato de faixa marrom deve realizar o exame teórico e prático aplicado pela Comissão Estadual de Graduação. 

   Conheça os significados das faixas clique aqui!! 


0 comentários:

Postar um comentário