segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Confira O Significado De Cada Faixa. (各トラックの意味を確認してください。)

 

CURIOSIDADES

O Mestre Jigoro Kano, inventor do judô, ainda é o único a possuir a faixa de décimo segundo dan (Junidan), onde se usaria uma raríssima faixa branca, duas vezes mais larga que a faixa comum, simbolizando o auge da pureza, cores esse tanto vermelha como branca que simbolizam a flor de cerejeira, símbolo do Judô.

Judô é uma palavra japonesa sendo um desporto praticado como arte marcial na qual Ju –significa anti-resistência suavidade e Do – significa via por caminho ou seja, Judô é a via de anti-resistência ou a via da suavidade o caminho que leva a uma vida equilibrada. O judô só passou a ser considerado esporte olímpico em 1964, em Tóquio.

judogi representa nossa mente, por isso deve ser branco, puro e imaculado; a faixa corresponde ao nosso caráter, nossa formação judoistica, ela nos envolve de muita responsabilidade em nossos atos dentro e fora do tatame; o no e a nossa fé, nosso respeito, nosso compromisso, por isso não é correto desamarrar nossas faixas em frente aos nossos superiores.


Kyu - Iniciantes (級初心者 Kyū shoshinsha)


Branca(00-Mukyu)– cor da pureza, mostra que o judoca deve manter a mente limpa diante do enorme conhecimento que tem a alcançar. 

Cinza(7ºNanakyu/Shichikyo)– dada apenas para praticantes até aproximadamente 15 anos, mostra uma pequena evolução técnica.

Azul(6ºRokuKyu)– denota amadurecimento e expectativa de evolução, já que o judoca continua dando andamento ao seu aprendizado.

Amarela(5ºGokyu)– assim como o sol, traz a iluminação. O judoca deve buscar seu brilho, ganhando confiança e desenvolvendo a inteligência.

Laranja(4ºYonkyu/Shikyu)– situada entre os elementos fogo e terra, mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer.

Verde (3º Sankyu) – simboliza harmonia e equilíbrio. Representa um oásis, mas também a certeza de que ainda há mais deserto a vencer.

Roxa (2º Nikyu) – gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e autoestima. Indica que o judoca deve encontrar novos caminhos e elevar a espiritualidade.

Marrom (1º Ikyu) – é a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras. 



Dan - Experiente (経験豊富な段 Keiken Hōfuna Dan)


 Preta (1ºDan - Shodan/2ºDan - Nidan/3ºDan - Sandan/4ºDan -Yondan/Shidan/5ºDan - Godan) – Representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina com responsabilidade, dignidade e conhecimento. 

 Coral (6ºDan - Rokudan/7º Dan -Nanadan/Shichidan/8º Dan - Hachidan)– o judoca alcançou o nível em que pode aspirar à faixa vermelha, porém sem perder a essência da faixa branca. 

Vermelha (9ºDan - Kydan/ Kudan/10ºDan - Juudan)– cor do fogo, da paixão e do entusiasmo, sugere motivação, atividade e vontade. Mostra que, mais do que nunca, é necessária força de vontade para não desistir.


HIERARQUIA DAS FAIXAS NO JUDÔ - NORMATIZAÇÃO CBJ clique aqui!!


#trocadefaixajudo #judo #significadofaixas #obi 

domingo, 4 de fevereiro de 2024

Mitologia A Lenda das Cerejeiras

 


Há muito tempo, no Japão, o médico e monge Shirobei Akiyama passeava nos jardins de um Mosteiro em Nagasaki durante um inverno rigoroso, onde nevava abundantemente, enquanto se entregava à contemplação da natureza à sua volta observou o que acontecia a um forte Salgueiro que, muito vigoroso, ia acumulando neve sobre os ramos, e camada sobre camada, a árvore aguentava heroicamente o peso da neve… até que, finalmente, o ramo partia cedendo ao peso.

O monge desviou então o olhar para um outro canteiro, onde estava uma pequena Cerejeira. A árvore estava igualmente exposta a forte nevasca, mas surpreso, observava que o efeito era bem diferente. 

O tronco e os ramos flexíveis da pequena cerejeira vergavam-se sob o peso da neve que, em seguida, jogavam a neve para longe. Entusiasmado, o monge acabava de presenciar uma demonstração do princípio base: “ceder para vencer”.

Adaptando este princípio a uma disciplina de combate, foi criado o Ju-Jutsu, arte marcial antepassada do JUDÔ, que consiste no aproveitamento da força do adversário como forma de o vencer.

O ESPÍRITO DA CEREJEIRA manteve-se presente em todos os judocas e a flor de Cerejeira representa o símbolo do Judô em todo o mundo. 

Ao positivo deve-se opor o seu complemento – o negativo. À força deve-se opor a flexibilidade. Se o oponente empurra, não devemos tentar resistir com força, mas utilizar o movimento do oponente em nosso proveito.