sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Rafaela Silva e Gabriel Falcão levam Judô Rio a Paris para o primeiro Grand Slam do ano

Judocas de Flamengo e Reação, respectivamente, vão à luta neste fim de semana na capital francesa Como não poderia deixar

source https://judorio.org/rafaela-silva-e-gabriel-falcao-levam-judo-rio-a-paris-para-o-primeiro-grand-slam-do-ano/

domingo, 5 de janeiro de 2025

Campeonato XVII Aderbal Baptista de Jiu-Jitsu

A Determinação de Gustavo Nascimento em Destaque

No último dia 28/04/2024, a Vila Olímpica de Santa Cruz foi palco do Campeonato XVII Aderbal Baptista de Jiu-Jitsu, um evento emocionante que reuniu atletas de diversos níveis e categorias. Entre os competidores, estava o jovem talento Gustavo Nascimento, que mais uma vez mostrou sua garra e habilidade no tatame, conquistando a medalha de prata em uma disputa cheia de desafios. 🥋🏆

A trajetória de Gustavo no campeonato foi marcante, mas o ponto alto (e também controverso) ocorreu durante a final. Ele enfrentou um atleta que, inicialmente, se declarou como FAIXA BRANCA. No entanto, após uma revisão cuidadosa feita pelos senseis presentes, foi constatado que o adversário era, na verdade é, FAIXA AMARELA e estava se passando por faixa BRANCA  — uma situação que não deveria ter ocorrido, considerando as regras da competição. O mesmo treina no pólo da barreira da HBT.

Apesar desse contratempo, Gustavo demonstrou maturidade, técnica e uma determinação exemplar. Ele encarou a luta de forma destemida, se adaptando à dificuldade e lutando de igual para igual com o adversário. Mesmo não conquistando o ouro, sua performance foi digna de aplausos e mostrou porque ele é considerado um dos atletas mais promissores do cenário.

"Foi uma experiência desafiadora, mas enriquecedora. O que importa é o aprendizado e a evolução que cada competição traz", comentou Gustavo após o evento.


Gustavo também aproveitou para agradecer a todos que o apoiaram:

  • Seu Sensei @adoniasbjj, cuja liderança foi essencial para sua preparação;
  • Os parceiros e apoiadores:
    🎯 @urbanfitcosmos
    🏋️‍♀️ @victorsmarins
    🤼 @marlonleite_profis.ef
    📚 @colegiowilmapassos
    🥗 @nutri_do_coracao
    🧠 @juancarloscardenasfigueroa
    💻 @artedigitaldesignerj
    💆 @studiomariana_carvalho

"Sem vocês, nada disso seria possível. Obrigado por acreditarem no meu trabalho e estarem sempre comigo nessa jornada!"

Agora, Gustavo já está focado nos próximos desafios. O mês de maio reserva novos campeonatos, e ele promete entrar no tatame com ainda mais força e determinação.


📸 Crédito e arte: @dessareis_nascimento

Fique ligado no blog para acompanhar a jornada de Gustavo Nascimento e outros talentos das artes marciais! O esporte é feito de superação, e histórias como essa nos mostram o verdadeiro espírito do jiu-jitsu.

#bjj #hbt #jiujitsu #medalhadeprata #vilaolimpicasantacruz #judoejiujitsu #aderbalbaptista

sábado, 4 de janeiro de 2025

Aula 07.1 – Shizen-Posturas

Nomes atribuíddos às posições e posturas no Judô


Shizen-hontai é a posição natural é a base do Judô.

Todos os movimentos e técnicas do Judô começam a partir desta posição, e tal facto deve ser totalmente entendido. É a perfeita posição natural de pé que permite uma perfeita relaxação e que possibilita que se lide com os pressões emocionais e com os problemas da vida. 

Jigotai - Posição de defesa.

Shizen hontai – Posição natural frontal que a partir do Chikuritsu, abre primeiro a perna esquerda e em seguida direita. 

Migui shizentai – Posição natural direita e avança a pern direita. 

Hidari shizentai – Posição natural esquerda e avança a perna esquerda.

 A posição dos pés na posição natural é à mesma distância da largura dos ombros. Os pés apontam directamente em frente. Os quadris e os joelhos devem manter-se ligeiramente para baixo, não rigido, mas relaxados.O peso é colocado diretamante nos quadris, sem inclinações em qualquer direção. Os joelhos estão quase esticados, mas não rigidos e ligeiramente flexionados.Ambos os braços e mãos mantêm-se relaxados e suspensos em ambos os lados.A palma da mão virada para dentro; a cabeça mantén-se para frente.


Posições de Defesa

Jigo-tai - é a posição defensiva e pode manter o nosso corpo protegido e é uma atitude perante o ataque de um oponente. Na partica do Judô, o ataque é o melhor método de defesa e a defesa deve ser uma contra projeção. Jigo-tai não deve ser entendido como uma única posição de defesa, mas também que se pode contarir o ataque do oponente. 

Jigo hontai - posição de defesa frontal.

Migui Jigotai - posição de defesa direita.

Hidari Jigotai - posição de defesa esquerda.

Durante os movimentos do judô, deve estar empre atento as oportunidades dee mudar as ações defensivas para ações ofensivas e de mudar o ataque para a defea. A oportunidade atacar e defender surgem sempre ao memo tempo. Os pés devem ser colocados em poição natural e, definitivamente, não devem ser colocados a maior distância do que isto, se o pés forem colocados a uma distância maior que a posição natural, o equilibrio é facilmente detruido, a poição fica e o movimento mais dificil. Os joelhos para uma boa defesa não devem estar nem aberto nem esticados. A pernas dobrados em ângulo de 140 graus. O corpo acima do quadril deve estar rigido e eticado; o peo do corpo deve ser colocado para baixo em frente cerca de 45 graus. 

  

sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

SHISEI – Postura no Judô – Aula 07

 Shizen-tai – postura natural

As noções técnicas básicas de postura (Shisei) são denominadas: 

TYOKU-RITSU = posição de sentido; 
RITSUI-I = posição em pé; 
ZAI = posição sentado; 
ZEI-ZÁ = ajoelhado; 
KYOSHY  = apenas uma perna ajoelhada; 
TYU-GOSHI = posição agachado.

Manter seu corpo em uma posição equilibrada é essencial para uma aplicação correta do Judo. A posição deve ser estável, masque permite movimentos rápidos de modo a não induzir defeitos posturais. A posição fundamental do Judo é o natural, as pernas afastadas, chamado shizen-hon-tai . 

Shizei-hontai – postura natural básicaMigi-shizentai – postura natural direitaHidari-shizentai – postura natural esquerda


A distância entre os pés é igual à largura dos ombros, 30-40 cm de altura, com o peso transferida para a parte frontal do pé, de modo que os saltos ligeiramente tocam o chão. As pernas devem estar relaxadas, imperceptivelmente joelho flexionado para preservar a mobilidade. 



Jigo-hontai – postura defensiva básicaMigi-jigotai – postura defensiva direitaHidari-jigotai – postura defensiva esquerda

O abdômen será devolvido, com o centro de gravidade bem dentro da base de apoio. A respiração abdominal contribuirá para baixar o centro de gravidade se concentrar a força. O busto será erguido com os ombros em linha reta e relaxada, o chefe vertical e os olhos virados para a frente.
Com um exercício consistente, você será capaz de assumir a posição de uma forma natural, sem contrações musculares que enfraquecem a sua eficácia. A partir da posição fundamental para a frente com a perna direita ou para a esquerda, você pode tomar posições, respectivamente Migi-Shizen-tai e Hidari-Shizen-tai . A abertura da perna permanece a mesma que a da saída do busto e continua a girar para a frente.Há também uma posição chamada de defesa, Jigo-tai , na qual é obtida uma maior estabilidade através da ampliação da base de suporte até uma vez e meia – duas vezes a largura dos ombros e dobra os joelhos fortemente. 

Kyoshi no Kamae

A maior resistência da posição é obtida, no entanto, no custo de mobilidade reduzida. Mesmo a partir desta posição um passo em frente, proporcionalmente maior, com a direita ou para a esquerda, você pode tomar Migi-jigo-tai e Hidari-jigo-tai .
Verificar que o passo é executado na frente, e não em um movimento circular, e o tronco permanece virada para a frente.
Na mente do fundador desta posição era para ser usado apenas ocasionalmente, para se defender contra um ataque ou para preparar algumas técnicas. Já depois de um curto período, no entanto, o mesmo Kano reclamou da propagação do hábito de constantemente luta em defesa: a baixa mobilidade da posição torna possível a realização de apenas algumas técnicas de jigo-tai, empobrecendo assim a bagagem do judoca.

Aomuke no Shisei

Kyoshi no Kamae – um joelho no chão, postura para andar no katame waza. Para se ajoelhar deve colocar primeiro o joelho esquerdo no chão (posição do pé vertical e os dedos dobrados); Depois, colocar o joelho direito no chão. Estender os pés no chão (os dedos lado a lado ou o dedo direito sobre o dedo esquerdo) e sentar-se sobre os calcanhares com o tronco e a cabeça bem reta.
Para os homens, os joelhos ficam abertos com mais ou menos a distância de dois punhos, e as mãos colocadas sobre as coxas ao nível da virilha (45°), os ombros relaxados e os cotovelos numa posição natural. Para as mulheres, os joelhos ficam fechados e as mãos colocadas sobre as coxas acima dos joelhos. Aomuke no Shisei – postura deitada usada nos treinos de katame waza.