Nomes atribuíddos às posições e posturas no Judô
Shizen-hontai é a posição natural é a base do Judô.
Todos os movimentos e técnicas do Judô começam a partir desta posição, e tal facto deve ser totalmente entendido. É a perfeita posição natural de pé que permite uma perfeita relaxação e que possibilita que se lide com os pressões emocionais e com os problemas da vida.
Jigotai - Posição de defesa.
Shizen hontai – Posição natural frontal que a partir do Chikuritsu, abre primeiro a perna esquerda e em seguida direita.
Migui shizentai – Posição natural direita e avança a pern direita.
Hidari shizentai – Posição natural esquerda e avança a perna esquerda.
A posição dos pés na posição natural é à mesma distância da largura dos ombros. Os pés apontam directamente em frente. Os quadris e os joelhos devem manter-se ligeiramente para baixo, não rigido, mas relaxados.O peso é colocado diretamante nos quadris, sem inclinações em qualquer direção. Os joelhos estão quase esticados, mas não rigidos e ligeiramente flexionados.Ambos os braços e mãos mantêm-se relaxados e suspensos em ambos os lados.A palma da mão virada para dentro; a cabeça mantén-se para frente.
Posições de Defesa
Jigo-tai - é a posição defensiva e pode manter o nosso corpo protegido e é uma atitude perante o ataque de um oponente. Na partica do Judô, o ataque é o melhor método de defesa e a defesa deve ser uma contra projeção. Jigo-tai não deve ser entendido como uma única posição de defesa, mas também que se pode contarir o ataque do oponente.
Jigo hontai - posição de defesa frontal.
Migui Jigotai - posição de defesa direita.
Hidari Jigotai - posição de defesa esquerda.
Durante os movimentos do judô, deve estar empre atento as oportunidades dee mudar as ações defensivas para ações ofensivas e de mudar o ataque para a defea. A oportunidade atacar e defender surgem sempre ao memo tempo. Os pés devem ser colocados em poição natural e, definitivamente, não devem ser colocados a maior distância do que isto, se o pés forem colocados a uma distância maior que a posição natural, o equilibrio é facilmente detruido, a poição fica e o movimento mais dificil. Os joelhos para uma boa defesa não devem estar nem aberto nem esticados. A pernas dobrados em ângulo de 140 graus. O corpo acima do quadril deve estar rigido e eticado; o peo do corpo deve ser colocado para baixo em frente cerca de 45 graus.
0 comentários:
Postar um comentário